sábado, 22 de outubro de 2011

O Poder das Máscaras de Argilas


Extraída da terra, a argila é utilizada há milhares de anos.

Os egípcios usavam a substância como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. 


Os gregos e romanos recorriam à argila quente para curar dores reumáticas. 



Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição “enterrar” os doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça ficava de fora e o doente permanecia assim, em contacto com a terra, durante muitas horas. Esse tratamento era aplicado aos doentes terminais.


Durante os ataques que sofreram dos Estados Unidos, os vietnamitas e coreanos empregavam o banho de argila para tratar queimaduras graves.
Ainda hoje, no Japão a argila é utilizada para conservar, às vezes por vários anos, ovos e alimentos de procedência animal.

 

Fonte de minerais:
Rica em ferro, sódio, potássio e silício, a argila está a ganhar importância nos tratamentos estéticos. O silício, por exemplo, estimula a microcirculação da pele, auxiliando no processo de eliminação das toxinas, além de devolver brilho e elasticidade.

Hidratante:

A argila também é considerada um bom hidratante. Usada sob a forma de máscara, deixa a pele lisa e aumenta a retenção de água. Aplicada nos cabelos, absorve as impurezas e revigora os tecidos, agindo como um renovador do couro cabeludo.
As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar.

São vários tipos de argila, vou citar duas:



ARGILA VERDE: Aplicada como máscara tem ação tensora e realiza um “peeling” natural removendo o excesso de oleosidade da pele. É adstringente e, sobretudo hidratante, remove as células mortas e normaliza a secreção sebácea, por isso é ideal para os casos de acne ou de peles com tendência a oleosidade. Possui poder antiséptico e bactericida. Além disso, devolve o brilho e a elasticidade da pele. Pode ser aplicada em todos os tipos de pele. Suas principais funções são as de clarear a pele, combater acne e revigorar a pele.

ARGILA BRANCA: Argila Branca - É uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos. Contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante.


Como é realizado:
A máscara de argila é aplicada sobre o rosto do paciente com a ajuda de um pincel.  Com alguns minutos a máscara aplicada vai ficando com uma consistência endurecida. O paciente vai sentindo uma sensação de repuxamento na face e a máscara é retirada. Ë um procedimento totalmente indolor.

Tempo de recuperação:
A pele após a aplicação da máscara de argila verde pode ficar levemente avermelhada. Com 5 a 10 minutos a pele volta ao normal.

Tempo de Procedimento 
Até 25 minutos

Nº de Sessões 
várias sessões , com repetição a cada 15 dias

Resultados 
pele mais limpa, macia e menos oleosa

Recomendações importantes 
uso obrigatório de protetor solar 

Tratamentos associados:
Pode ser associado com diversas técnicas (procedimentos), dependendo da orientação médica e do objetivo do tratamento.

Massoterapeuta Rose Gomes: 




Fontes:
ClinicaPeleSaudavel.com.br : Medicina e Estética
Dr. Fernando Machado Gonçalves (Naturologo (PH-ND),  Profissional de Saúde da Medicina não Convencional)
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Um comentário: