quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tradição das Alianças


Significado da Tradição das Alianças

Todos nós estamos familiarizados com a aliança de casamento, mas voçê ja parou para pensar o que ela significa e qual sua História?

As alianças geralmente tem a forma de um círculo, figura geométrica que simboliza a perfeição, a unidade perfeita sem começo ou fim. Para alguns ela representa também santidade, perfeição e paz, assim como o Sol, a Terra e o universo.

Acredita-se que os Faraós do Egito foram os primeiros a usar um círculo, sem começo ou fim, como um símbolo da eternidade, mas usar uma aliança como promessa pública de honrar um contrato de casamento não se tornou comum até a época Romana, as primeiras alianças eram feitas de ferro.


As alianças em ouro com pedras preciosas tornaram-se moda na época Medieval. As *gemas mais populares eram simbólicas – o Rubi (vermelho) era a cor do coração, a Safira azul refletia o céu – porém a mais apreciada e poderosa pedra preciosa era (e ainda é) o “indestrutível” diamante.


Os egípcios foram os primeiros povos a idealizar as alianças como símbolo do casamento. Por não ter começo nem fim, o círculo significava para eles a eternidade que o casamento representa.

Dois mil anos depois os gregos passaram a acreditar que o dedo anular esquerdo possuía uma veia ligada diretamente ao coração e que este poderia ser atraído com um ímã. Daí surgiu o uso do anel de ferro neste dedo, para que os casais permanecessem atraídos um pelo outro para sempre. Os romanos adotaram o mesmo costume e a igreja conservou a tradição até nossos dias.

A princípio a aliança foi vista como um “certificado” da compra da noiva e também servia como aviso a outros pretendentes de que ela já não estava mais disponível. A palavra inglesa wed (casar) origina-se do termo anglo-saxão para o penhor que ratifica uma promessa.

Mas foi em 1549 no Livro de Orações Comuns que foi designada a mão esquerda como “mão do casamento”, uma tradição reconhecida e praticada até hoje em todo o mundo.

Outro fato interessante é que até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.
 
É por isso que hoje existe o noivado (e o anel) e depois o casamento (e a aliança de casamento). O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi dado por Maximiliano I, Rei da Alemanha, a Maria de Burgundy em 1477.

Na prática, o terceiro dedo torna-se mais conveniente por uma questão de proteção para a aliança, por que o primeiro e segundo dedos são ativos demais. A mão esquerda foi escolhida ao invés da direita devido a ser também menos ativa que a direita na maioria das pessoas, o que faria com que a aliança estivesse mais protegida no uso contínuo.


*Gema: O termo gema designa, além das pedras preciosas, também substâncias orgânicas, como pérola, âmbar, coral, madrepérola, marfim, etc., as pedras sintéticas (cada vez mais numerosas) e as artificiais (poucas). De todas elas, porém, as mais valiosas são as gemas minerais naturais.
    O que torna um mineral valioso como adorno pessoal são basicamente duas características, a beleza e a raridade.  Mas, isso não significa que a gema mais rara é sempre mais valiosa.

Fontes:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário